O feitiço virou contra o feiticeiro! Eu, Marcelo, há 8 anos liderando e gerenciando uma empresa ótica, descobri muuito tardiamente (depois dos 30) que tenho problema de visão!
~ Momento reflexão aqui ~
Eu acredito que existem pelo menos 2 tipos de ignorância. Primeira, a que você sabe que não sabe, por exemplo, como funciona a bolsa de valores: é uma coisa que eu não sei como funciona, mas que sei que existe. E existem também as coisas que a gente não sabe que não sabe. Está fora do nosso “radar” e não alcançamos nem a ideia de um conhecimento.
Te confundi?
Espera! Vou contextualizar explicando a minha história.
- Minha história
Eu nunca imaginei que teria algum problema de visão. Apesar de sempre ter sido aquela criança que via os amiguinhos usando óculos e também queria usar, sabe?
- Você também era assim?
Aos 18 anos, para tirar carteira de motorista, fiz novamente o exame de vista e sempre indicando que estava tudo certo, e assim foram até a última renovação (depois dos 30), quando o médico do exame me aconselhou a procurar um oftalmologista, apesar de eu ter clareza na visão.
Eu acreditava que tinha uma boa visão, mas a leitura prolongada ou ficar muito no computador estava me cansando, era um sensação de “gastura”, uma espécie de enjoo. Isso já acontecia a alguns anos e então achei que era hora de realmente ir em uma oftalmologista. Quando fui me consultar (com uma amiga minha oftalmo) descobri que tinha 1,50 graus no olho direito e 0,50 no olho esquerdo!
Eu tenho astigmatismo? Aquilo foi algo inesperado!
- Explicando um pouco sobre os problemas de visão:
Astigmatismo é um tipo de problema diferente de Miopia ou Hipermetropia.
- Na Miopia você enxerga embaçado de longe.
- Na hipermetropia você enxerga embaçado de perto.
- O Astigmatismo você enxerga embaralhado, como se fossem imagens duplas, tanto de perto quanto de longe.
Às vezes as pessoas podem ter miopia ou hipermetropia e também o astigmatismo. No meu caso tenho apenas astigmatismo, mas que não percebia essa dificuldade na visão, mesmo causando transtornos que eu nem sabia que estavam ocorrendo.
- Muitas pessoas não usam óculos e nem sabem que precisam.
Às vezes simples dores de cabeça podem ser sintomas.
No meu caso, parecia que meu olho tentava se adaptar ao problema, causando uma tensão e essa sensação de fadiga. Eu conseguia ver o suficiente para não perceber que eu tinha algum problema.
Tanto é que, quando eu comecei a usar óculos, minha vista não estava acostumada e foi difícil nos primeiros dias. É chamado de tempo de adaptação, e pode levar até duas semanas.
Quando eu comecei a utilizar os óculos meu olho estava acostumado a ver sem eles e “compensar” o problema, então parecia que enxergava até pior.
Parece que aos poucos eu comecei a “relaxar” a visão e meus olhos foram se adaptando as lentes e a ver com mais clareza e menos tensão. Agora consigo ler livros e passar horas trabalhando no computador sem sentir mal estar.
Porém, depois que me adaptei as lentes, quando eu tiro os óculos enxergo muito mais embaralhado do que antes de começar a usar óculos. Agora não vivo sem ele, principalmente para leitura, ver filme, trabalhar. Virou item essencial e um grande parceiro que me ajuda em coisas que gosto e preciso fazer, além de achar um ótimo acessório.
~ Agora viajando um pouco, podemos usar essa história como uma parábola de como vemos o mundo:
As vezes enxergamos errado, e nem sabemos que enxergamos errado. Somos convictos que estamos bem e vendo com clareza, mas isso nos causa sofrimento e tensão. Talvez, as vezes, precisemos nos analisar e colocar novas lentes que nos fazem ver as coisas da maneira saudável. Isso nos traz apoio e bem estar.
CEO Ui! Gafas
Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela UEM
Estudante de Optometria
Co-founder Ui! Gafas
6 Comentários
Obrigaaaada!
Sempre tento explicar pro oftalmo o que eu tenho e ele não entende, sempre diz que é hipermetropia! Mas é isso, eu enxergo embaralhado de perto também e não embaçado (de longe vejo embaçado mas já uso óculos pra miopia kkk)
Ahhhh é tão bom quando encontramos alguém com o mesmo “problema”, a gente te entende ?
Eu fiz o exame de vista “de brincadeira” e acabou dando 0,50 de astigmatismo nos dois olhos. Quando a oftalmo colocou a lente de teste, parecia que eu tava enxergando em 3D, ficou tudo sem “nuvens”. Sei que o grau é baixo, mas fez muita diferença pra mim. Eu sempre senti os olhos cansados e dores de cabeça, achava que era sono, mas pelo visto era a vista. Agora estou esperando ansiosamente meus óculos chegarem, pois quero enxergar daquele jeito de novo.
Ahhhhhhhhhh, é tão bom quando nos sentimos representados né? Espero que goste dos seus óculos 😍
Eu tenho pressão alta mais nunca deu pressão nos olhos mais tenho problemas pra usar óculos é a terceira vez que troco de óculos é sinto dor ardência muito forte
Em todas as vezes que fui no oftal sempre receitou os óculos porque diagnosticou astigmatismo no olho esquerdo e miopia no direito mas nunca usei os óculos como deveria porque não consegui me adaptar. Recentemente depois de alguns anos e já com 40 anos de idade fui ao oftal recentemente é tenho 1,50 de astigmatismo no olho esquerdo e 0,75 de miopia no direito e adição mais um por conta da presbiopiae que é vista cansada. Mas ainda não consigo me adaptar ao uso é sinto dificuldade pra enxergar a noite , vista cansada e enjoos e às vezes náuseas. Enfim é uma luta pra mim se acostumar com os óculos.