O que é Fotofobia? sintomas, causas e como tratar!

o que é fotofobia e quais são os seus sintomas

Você já ouviu falar sobre fotofobia? Não é exatamente uma doença, mas é um desconforto visual que acontece com pessoas que não conseguem abrir os olhos na claridade. 

No entanto, como esse incômodo à sensibilidade é um sintoma comum na sociedade, muitas pessoas acabam achando que é algo normal de sentir. 

Por isso, eles podem se enquadrar no diagnóstico de fotofobia ou hipersensibilidade à luz e não saber. Você deve estar se perguntando: “Mas como identificar os sinais?”. 

O sinal principal é a sensibilidade a qualquer tipo de luz, inclusive a artificial, seja ela intensa ou regular. Juntamente com a sensibilidade, pode vir ardor e desconforto. 

Como é um fato muito comum entre os brasileiros, é muito importante destacarmos a importância do diagnóstico e dos tratamentos. 

Para isso, neste artigo, a Ui! Gafas explicará detalhadamente o que é a fotofobia, seus sintomas, causas e como tratar. Continue lendo e saiba mais! 

O que é Fotofobia?

A fotofobia é a aversão ou sensibilidade anormal à luz. Quando o problema é intenso ou incapacitante, é considerado fotofobia completa, tornando a exposição à luz do dia ou ambientes com iluminação forte insuportável. 

Os sintomas incluem dores de cabeça, tontura, náusea e fadiga ocular. Ela pode ser causada por inúmeras doenças e condições, incluindo enxaqueca, lesões oculares, inflamações e infecções. 

O tratamento do pode envolver a utilização de óculos escuros, medicamentos e evitando a exposição a fontes de luz brilhantes, como lâmpadas com iluminação forte ou até mesmo o sol. 

Além de óculos, o tratamento também pode contar com lentes de contato especiais que auxiliam na filtragem da luz. Como as causas podem variar, é muito importante consultar com um oftalmologista ou médico especialista para identificar a fotofobia. 

Quais os sintomas de fotofobia?

Se você já sentiu sensibilidade excessiva à luz, especialmente em ambientes iluminados, é bem provável que esteja sofrendo de fotofobia. 

As dores de cabeça são um dos sintomas mais comuns entre os pacientes que sofrem com a fotofobia, podendo variar entre leves e intensas — geralmente piorando em ambientes com muita luz. 

No entanto, também é comum a queixa de tontura, náusea e fadiga ocular, dificultando na concentração e leitura. 

Além disso, a fotofobia pode causar uma sensação de desconforto geral, como irritabilidade, agitação e ansiedade. 

Esses sintomas podem ser acompanhados por outros, como dor ocular, vermelhidão, visão turva ou sensação de corpo estranho nos olhos. 

Quais são as possíveis causas da fotofobia?

fotofobia possíveis causas

Geralmente, os pacientes que sofrem com os sintomas de fotofobia possuem outras doenças diagnosticadas, como enxaqueca, inflamações ou lesões oculares. 

No entanto, as possíveis causas da fotofobia são diversas, portanto, é muito importante procurar um médico especialista para saber a origem do sintoma. Algumas das principais causas são:

  • Enxaqueca: Condição neurológica que pode causar dores de cabeça intensas e recorrentes;
  • Lesões oculares: Trauma, cirurgia ou outras lesões oculares podem causar fotofobias;
  • Inflamações e infecções oculares: Doenças como conjuntivite, uveíte e ceratite podem causar inflamações e infecções nos olhos, provocando sensibilidade à luz. 
  • Condições neurológicas: Síndromes de Guillain-Barré, meningite e esclerose múltipla, podem causar fotofobia como um sintoma; 
  • Uso de medicamentos: Antibióticos, diuréticos e antidepressivos podem causar sensibilidade à luz; 
  • Sensibilidade à luz natural: Independentemente de doenças ou condições, existem pessoas que podem ter naturalmente sensibilidade à luz. 

Se você está apresentando sensibilidade excessiva à luz com frequência, é essencial que procure um oftalmologista para diagnosticar a origem da fotofobia. 

Tanto o oftalmologista quanto o neurologista podem ajudar a identificar a causa da sensibilidade à luz e oferecer opções de tratamento. 

Como é feito o diagnóstico de fotofobia?

Para receber o diagnóstico de fotofobia é necessário realizar uma consulta com um médico especializado, onde você terá que relatar todos os seus sintomas e histórico médico. 

Durante a consulta, o médico poderá solicitar exames oftalmológicos para avaliar a saúde dos olhos e identificar possíveis problemas que estejam causando sensibilidade à luz. 

Além disso, o médico também poderá perguntar sobre a frequência e intensidade dos sintomas, como os possíveis gatilhos. 

Nesse momento, o histórico familiar também pode ser levado em consideração, especialmente se acontecer de enxaqueca na família. 

Se for necessário, o médico pode solicitar exames de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética. 

É importante que você fale todos os medicamentos que está tomando, já que existem remédios que podem causar fotofobia como efeito colateral. 

O diagnóstico da fotofobia é muito importante para identificar a causa subjacente e indicar o tratamento adequado para aliviar os sintomas. 

Qual é o tratamento fotofobia? 

Como dito anteriormente, o tratamento da fotofobia pode variar de acordo com a causa subjacente da condição. 

Por exemplo, em alguns casos, o tratamento da fotofobia pode ser diretamente ligado à enxaqueca, caso o paciente seja diagnosticado com a doença. 

No entanto, em casos como lesões oculares ou inflamações, o uso de óculos de sol e lentes de contato especiais podem auxiliar no alívio dos sintomas de sensibilidade à luz. 

Além disso, alguns medicamentos também podem ser prescritos para auxiliar na redução dos sintomas. No entanto, é mais indicado para casos mais graves. 

Analgésicos e anti-inflamatórios podem ajudar no alívio das dores de cabeça e inflamações, simultaneamente. 

Agora, os medicamentos específicos para enxaqueca podem ajudar a diminuir a frequência das crises da doença e, consequentemente, reduzir a fotofobia. 

No entanto, vale ressaltar que o tratamento deverá ser integrado com as condições subjacentes da fotofobia e só poderá ser indicado por um profissional especializado. 

Quais cuidados tomar para amenizar os sintomas de fotofobia?

mulher tomando medidas para amenizar os sintomas de fotofobia

O tratamento para a fotofobia só pode ser indicada por um médico especializado, no entanto, existem alguns cuidados que podem ser tomados inicialmente. 

Vale ressaltar que esses cuidados servem para amenizar os sintomas, não para tratá-los. Eles podem ser benéficos para o início de uma fotofobia. 

No entanto, se você já estiver em estágios mais avançados, procure imediatamente um profissional da saúde para receber os devidos tratamentos. Aqui estão alguns dos principais cuidados a serem tomados: 

  • Use óculos de sol: Adquira um par de óculos de sol de boa qualidade e reduza a quantidade de luz que atinge seus olhos; 
  • Evite luzes brilhantes: Evite ficar em lugares que tenham luzes muito brilhantes, como festas com luzes piscando e locais com luzes ofuscantes;
  • Ajuste a iluminação: Tente ajustar a iluminação para torná-las mais suaves e difusas. Opte por luzes indiretas em vez de luzes de teto brilhantes;
  • Diminua o brilho da tela: Se você trabalha no computador ou passa boa parte do seu dia nele, diminua o brilho da tela a iluminação na gerar uma crise de fotofobia;
  • Descanse seus olhos: Tente descansar seus olhos a cada 20 minutos de leitura, trabalho no computador ou mexer 
  • Mantenha seus olhos lubrificados: Se possível, utilize lubrificantes oculares para sempre manter seus olhos hidratados. 

É importante ressaltar que a fotofobia é um sintoma de uma condição mais grave, como enxaqueca, infecções e inflamações oculares, entre outros. 

Aliás, não se esqueça de optar por lentes polarizadas!

Se você possui sensibilidade à luz e utiliza óculos de grau, você já sabe que uma lente de qualidade pode ser essencial para o bem-estar diário. 

Uma ótima alternativa para a redução dos sintomas de fotofobia é escolher lentes polarizadas para o seu óculos de grau. 

As lentes polarizadas possuem um revestimento especial que auxilia a reduzir o brilho e a luminosidade excessiva, especialmente em superfícies reflexivas. 

Então, se você ama passar o tempo ao ar livre, mas a luz do sol pode ser um problema para sua visão, as lentes polarizadas são a escolha certa para você! 

Na Ui! Gafas você encontra uma variedade de designs e opções de óculos de grau para combinar com o seu estilo. Veja nosso catálogo e adquira suas lentes polarizadas! 

Conclusão

Vimos o que é fotofobia: Uma condição caracterizada pela sensibilidade extrema à luz, inclusive artificial, causando dor, desconforto e irritação nos olhos. 

Ela não é uma doença e, sim, uma condição derivada de condições subjacentes, como enxaqueca, inflamação nos olhos, medicamentos, lesões oculares e outros. 

O tratamento da fotofobia depende da causa subjacente, mas pode incluir, principalmente, óculos escuros, medicamentos e terapias comportamentais. 

Se você deseja evitar a fotofobia e amenizar os sintomas, opte pelas lentes polarizadas da Ui! Gafas. Venha conhecer nosso catálogo! 

You may also like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.