Conheça os tipos de lentes de óculos e saiba qual escolher!

mulher usando tipo de lente de óculos ideal para usar a luz do dia

Quando uma pessoa passa pelo oftalmologista e descobre que precisa de óculos, é normal que surja a dúvida de qual é o melhor tipo de lente para o grau. 

Isso acontece pelo fato de existir inúmeros tipos de lentes no mercado de diferentes materiais e com uma infinidade de tratamentos. 

Por exemplo, as mais populares são as lentes monofocais, bifocais e multifocais. Sem falar do material que é feito essas lentes. 

Saber quais são os tipos de lentes antes de comprar um óculos é essencial para proporcionar aos seus olhos conforto e qualidade durante o uso. 

Antes de você encomendar seus óculos de grau, leia este artigo para conhecer mais sobre os tipos de lentes disponíveis no mercado e qual é a ideal para os seus óculos. 

Quais são os tipos de lente de óculos?

Quando você encomendar seus óculos, a ótica te mostrará três tipos de lentes, sendo as monofocais, bifocais e multifocais, como introduzido anteriormente. 

Cada uma dessas lentes possui suas próprias características e é importante conhecê-las para proporcionar aos seus olhos um maior conforto. 

Para você já chegar nas óticas sabendo diferenciá-las, trouxemos uma breve explicação sobre cada uma dessas lentes. Confira abaixo! 

Lentes monofocais

A lente monofocal, como já diz parte do seu nome, possui somente um foco de visão, que pode ser tanto para perto quanto para longe. 

Ou seja, o objetivo delas é corrigir problemas de visão como miopia (dificuldade de ver de longe), hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto) ou astigmatismo (dificuldade para enxergar de perto e longe). 

O único fator que muda em cada caso é que, por exemplo, para corrigir a hipermetropia, é utilizado lentes convergentes. Já para miopia são utilizadas lentes divergentes. 

Lente bifocal

Diferente das lentes monofocais, a lente bifocal acompanha dois pontos focais, para perto e para longe. Ou seja, elas são ideais para pessoas que têm dificuldade para enxergar tanto de perto quanto para longe. 

Elas são ideais até mesmo para aquelas pessoas que não gostam de utilizar óculos. Sua vantagem é que o usuário não precisará utilizar dois óculos para enxergar bem em distâncias diferentes. 

Lentes multifocais

A lente multifocal é a única que possui três campos de visão: visão de perto, visão intermediária e visão de longe. 

Além disso, ela também possui múltiplos pontos focais, conseguindo proporcionar uma transição progressiva de um grau para o outro. 

Ou seja, tanto a lente bifocal quanto a multifocal são recomendadas para as pessoas que sofrem de presbiopia, mais conhecida como vista cansada. 

Qual a melhor lente de óculos para miopia e astigmatismo?

Óculos de Grau
Qual a melhor lente de grau?

A melhor lente para esses dois tipos de casos dependerá do nível do grau do paciente. Isso porque, dependendo do nível do grau, as lentes podem variar. 

Por exemplo, para até 4 graus de miopia com até 2 de astigmatismo, a melhor lente é a lente de bifocal de policarbonato — devido ao índice de refração. 

Agora, dependendo do grau de astigmatismo, a melhor lente é a bifocal de policarbonato e resina, já que são as mais resistentes do mercado e são ideais para casos como esse. 

No entanto, é válido ressaltar que a visita ao oftalmologista é indispensável para diagnosticar o seu tipo de grau. Dessa maneira, o profissional da saúde te indicará a melhor lente de óculos para o seu caso. 

Material para lente de óculos: quais são os tipos?

Vimos que no tópico anterior foi ressaltado também o tipo de material recomendado para cada tipo de grau. 

Ou seja, além de definir a quantidade de pontos focais, também é necessário se atentar ao tipo de material que será utilizado em sua lente. 

Por isso, a seguir explicaremos os 3 tipos de materiais mais utilizados para fabricar lentes de óculos. Confira abaixo! 

Lente de policarbonato

As lentes de policarbonato são indicadas para pacientes que possuem até 4 graus de miopia ou hipermetropia com 2 de astigmatismo. 

Como a lente de policarbonato possui um índice de refração maior, esse material é ideal para usuários que preferem óculos mais finos. 

Lentes de resina

Diferente da lente de policarbonato, as lentes de resina são mais indicadas para os pacientes que possuem um alto grau de miopia ou hipermetropia. 

Apenas as lentes de resinas conseguem proporcionar óculos mais finos para aqueles que possuem mais de 4 graus. 

No entanto, é muito importante se atentar ao design das lentes e a armação para alcançar o resultado esperado. Existem 4 índices de refração para lente de resina, sendo eles: 1.60, 1.67, 1.74 e 1.76.

Lente de cristal

A lente de cristal, também conhecida como lente highlight, apresenta os maiores índices de refração para lentes, sendo eles: 1.7, 1.8, 1.9. 

O material utilizado para confeccionar esse tipo de lente é o vidro (cristal) e foi o primeiro tipo de material usado na história para a fabricação de um óculos. 

Por conta de seu material, o óculos com lentes de cristal, geralmente, são mais pesados e frágeis, podendo quebrar facilmente. 

A lente de cristal é indicada para pessoas que possuem graus elevados, ou seja, quando a lente de resina não consegue suprir as necessidades. Geralmente, isso ocorre a partir de -20 graus de miopia. 

Lente de óculos para tratamentos especiais: quais os tipos?

Lente FiltroLuz Azul
Tratamento das lentes de grau

Além dos tipos de lentes e materiais que foram citados ao longo do texto, também existem as lentes de óculos para tratamentos especiais, sendo elas: 

  • Filtro de Luz Azul: essa lente é ideal para as pessoas que trabalham no computador ou utilizam dispositivos eletrônicos constantemente;
  • Filtro para Luz UV: essa lente é essencial para pessoas que utilizam os óculos ao ar livre e não querem trocá-los por óculos de sol;
  • Anti-reflexo; essa lente é uma opção que na maioria das vezes é ofertada pelas óticas, já que ninguém deseja ser atrapalhado constantemente por reflexos;
  • Anti-engordurante: esse tipo de lente faz com que resíduos de gorduras não fixem no material, diminuindo a aderência da sujeira. 

Onde encontrar as melhores lentes e armações para óculos?

Agora que você já sabe quais são os tipos de lentes disponíveis no mercado, está na hora de contar com uma empresa de qualidade para confeccionar seus óculos. 

Muitas pessoas acham que qualquer ótica é capaz de confeccionar uma boa lente, mas não é bem por aí. É muito importante contar com uma empresa especializada em lentes.

Além disso, não podemos nos esquecer das armações, que também têm um papel essencial na construção de um óculos. Portanto, opte por uma ótica que tenha uma grande variedade de armações

Por isso, você pode contar com a Ui! Gafas. Em nosso site, você encontrará todos os tipos de armações e lentes ideais para o seu grau. Venha conferir! 

Conclusão

Se todos os usuários de óculos soubessem os tipos de lentes existentes no mercado, não haveria tantos erros na hora da confecção de óculos. 

No entanto, agora você poderá já solicitar o seu óculos sabendo quais são os tipos de materiais ideais para o seu nível de grau. 

Por isso, após a confecção dos seus óculos, visite seu oftalmologista para saber se o grau colocado na armação suprirá as necessidades dos seus olhos.  

 

You may also like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.