Lente Polarizada: Descubra as vantagens e desvantagens para a sua visão

lente polarizada

Se você é uma pessoa que adora se proteger contra os raios UV do sol, certamente já deve ter ouvido sobre a lente polarizada. 

Elas são bastante populares no mercado de óculos, devido ao benefício de proteger os olhos contra a grande luminosidade do sol. 

Ou seja, esse tipo de lente é uma das melhores alternativas para quem está em busca de melhorar a qualidade de visão em ambientes com muita luminosidade. 

Porém, como qualquer outra lente, ela também possui suas vantagens e desvantagens. Por isso, antes de adquiri-las, é essencial conhecê-las mais a fundo. 

Então, neste artigo, a Ui! Gafas irá explorar as vantagens e desvantagens dessas lentes e também explicar como ela funciona. Continue conosco e saiba tudo sobre o assunto! 

O que é uma lente polarizada?

Imagine que você saiu para dar uma caminhada, mas está aquele sol de “rachar” que chega incomoda os olhos. Não é uma situação desconfortável? 

Uma atividade que tinha de ser normal e relaxante, se tornou um incômodo. Porém, as lentes polarizadas existem para evitar esse tipo de situação. 

Mas, o que é exatamente uma lente polarizada? Basicamente, ela é uma lente que possui um filtro especial que bloqueia a luz refletida em superfícies planas, como água, neve ou asfalto, reduzindo o brilho e melhorando a nitidez da visão. 

Inicialmente, essa tecnologia foi desenvolvida para a utilização em telas de televisores e monitores de computador, mas acabou sendo adaptada para outras áreas. 

Agora, essa lente pode trazer diversos benefícios para quem pratica atividades ao ar livre, como esportes aquáticos, pesca ou até mesmo dirigir. 

Para que serve a lente polarizada?

A lente polarizada consegue filtrar a luz de excessos de brilho e melhorar significativamente a qualidade da visão em ambientes muito iluminados. 

No entanto, esse tipo de lente também possui um papel muito importante na proteção dos olhos do usuário. 

Isso porque ela é capaz de proteger os olhos de até 100% dos raios UV, que podem causar danos irreversíveis à visão, como cataratas e degeneração macular. 

Além disso, as lentes polarizadas também servem para diminuir o cansaço ocular, que é a sensação de fadiga e desconforto que podem acontecer após um período de exposição à luz intensa. 

Apesar de serem indicadas para ambientes externos, esse tipo de lente também é recomendada para pessoas que ficam muito tempo na frente das “telinhas”. 

Ou seja, essa lente é uma tecnologia bastante avançada que consegue oferecer um maior conforto visual e uma proteção significativa para os olhos. 

Qual a diferença entre lente comum e polarizada?

A principal diferença entre a lente comum e a polarizada está diretamente relacionada a sua estrutura e funcionamento. 

As lentes comuns são confeccionadas com um material uniforme que permite a passagem de toda a luz que atinge a superfície. 

Já a lente polarizada possui uma camada adicional que atua como um filtro especial, bloqueando a luz que vibra em uma determinada direção. 

Essa camada adicional é composta por moléculas alinhadas em uma única direção, formando uma grade que permite a passagem apenas da luz que vibra em direção perpendicular a ela. 

Ou seja, a luz que vibra na direção à grade é bloqueada, resultando em uma redução significativa do brilho e do reflexo. 

Agora, as lentes normais não possuem essa camada adicional de moléculas alinhadas e, com isso, acabam permitindo a passagem de toda a luz que atinge a superfície. 

Não estamos falando somente da luz que atinge os olhos, mas também o brilho e o reflexo, que podem causar fadiga ocular e prejudicar a nitidez da visão. 

Como saber se o óculos é polarizado?

óculos polarizado

É muito comum se perguntar se suas lentes estão polarizadas, para saber é muito simples! Você só precisa realizar um teste de reflexo. 

Para realizá-la, você pode olhar para uma tela LCD com seus óculos, como a de um smartphone. 

Ao utilizar os óculos, incline a cabeça para o lado e veja se a tela desaparece ou fica mais clara. 

Isso acontece porque as lentes polarizadas bloqueiam a luz que vibra em uma direção específica, que é a mesma direção em que a tela LCD emite luz. 

Então, ao inclinar a cabeça, você consegue mudar a direção da luz que atinge as lentes, o que pode afetar a visibilidade da tela. 

Outra maneira de verificar se os óculos estão polarizados é olhar para uma fonte de luz brilhante, como o sol, e colocar um segundo par de óculos polarizados na frente do seu.

Se os dois óculos forem polarizados, você notará que a intensidade da luz diminuirá. Caso a iluminação não diminua, significa que suas lentes não estão polarizadas.  

Quais as vantagens da lente polarizada?

Você sabe qual é o efeito da lente polarizada? Ela pode proporcionar inúmeras funcionalidades para seus usuários. 

Pelo fato de bloquearem os reflexos indesejados e aumentar o contraste, elas acabaram se tornando as favoritas dos usuários de óculos. 

Para você conhecer as vantagens da lente polarizada, trouxemos alguns dos principais benefícios desse tipo de óculos. Veja: 

  • Reduzem o brilho: 
  • Aumentam o contraste:
  • Melhoram na segurança: 
  • Proteção contra raios UV:
  • Redução de fadiga ocular.

Se você está em busca de lentes que proporcione todos os benefícios citados acima, certamente a lente polarizada é a melhor opção para sua visão. 

Quais as desvantagens da lente polarizada?

Apesar da lente polarizada oferecer diversos benefícios aos usuários, temos que ser realistas em relação às suas desvantagens. 

Como qualquer outro produto, esse tipo de lente também possui suas desvantagens — o que pode fazer você repensar ao comprá-la. Algumas delas são: 

  • Alto custo;
  • Redução de luminosidade;
  • Podem afetar a leitura; 
  • Dificuldade de uso para alguns usuários. 

Esse tipo de lente pode ter suas desvantagens, mas, por outro lado, elas ainda são essenciais para usuários que desejam proteger sua visão de excesso de iluminação. 

Portanto, caso você queira diminuir as desvantagens da lente polarizada, é válido ter um óculos adicional com lentes normais para equilibrar. 

Para quem é indicado o uso de lentes polarizadas?

uso de lentes polarizadas

Se você é uma pessoa que passa muito tempo em contato com excesso de luminosidade, como o sol, computadores e celulares, certamente essas lentes são para você. 

Como esse tipo de lente consegue reduzir o brilho da superfície da água, ela é ideal para pessoas que praticam esportes aquáticos. 

Além disso, essas lentes também são essenciais para usuários que dirigem com frequência, já que elas podem bloquear possíveis reflexos de superfícies externas. 

Outra indicação de uso é para os usuários que trabalham ao ar livre por longos períodos, como profissionais de construção, agricultores e paisagistas. 

Por fim, e não menos importante, esse tipo de óculos é fundamental para usuários que possuem sensibilidade à luz, já que reduzem o brilho e o desconforto. 

Apesar de terem inúmeros benefícios, elas não são indicadas para todos. Por exemplo, elas não são vantajosas para pilotos de avião, esquiadores de corrida, fotógrafos profissionais e leitores.

Por isso, antes de adquiri-las, é importante que você passe por uma consulta com o oftalmologista para receber a indicação do uso. 

Alternativas às lentes polarizadas

Mesmo que as lentes polarizadas sejam benéficas para muitas pessoas, para outras podem não ser a melhor alternativa. 

Então, se você tem dificuldade de enxergar com as lentes polarizadas ou realiza atividades que não são recomendadas, fique calmo! Existem outras opções para sua visão. 

Algumas opções ótimas são: óculos de sol espelhados, lentes fotocromáticas e óculos com proteção antirreflexo. Cada uma possui suas próprias características. 

Portanto, antes de adquiri-las, saiba qual é a melhor para a sua visão. Lembre-se de que, independentemente da sua escolha, é sempre importante se proteger dos raios UV. 

Se você deseja adquirir suas lentes polarizadas ou óculos de sol de alta qualidade, a melhor opção é a Ui! Gafas. Veja nosso catálogo versátil e escolha o melhor modelo de óculos para proteger sua visão! 

Conclusão 

Agora que você já sabe dos benefícios da lente polarizada, está na hora de escolher o melhor modelo de óculos para o seu rosto. 

É importante saber a armação ideal para o seu tipo de rosto para que ele se encaixe perfeitamente e se torne prazeroso e eficaz de usar. 

Aqui na Ui! Gafas, você consegue encontrar inúmeros modelos de armações e também as tão populares lentes polarizadas. 

Como vimos ao longo do texto, essas lentes são essenciais para usuários que possuem um grande contato com a luminosidade. 

Então, se você é um deles, não perca tempo e já adquira sua lente polarizada. Assim, você protege sua visão e ainda tem um óculos de alta qualidade. 

You may also like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.