Você conhece a si mesmo? E não estamos falando dos testes de personalidade que existem na internet. Autoconhecimento é uma busca profunda pela nossa alma e nossa mente, que permite um crescimento interior e uma orientação para entender questões sobre si mesmo e sobre a vida.
Para ajudar você nessa evolução interna, confira três ferramentas de autoconhecimento, que servem como um primeiro passo para construir sua personalidade e ter um direcionamento de como agir após isso.
Meditação
Uma das ferramentas de autoconhecimento mais conhecida é a meditação. O lema é simples: senta e permite que a mente se desamarre. Essa prática pode ser realizada por todos, desde que a mente se livre da agitação e se aproxime da calmaria e da paz.
Escolha um ambiente que você não se distraia com facilidade, deixe uma luz baixa e confirme se não haverá o perigo de ocorrer barulhos. Você pode começar com meditações guiadas ou em grupos, sendo esta mais recomendada para os iniciantes. Procure meditar todos os dias para criar uma rotina.
E qual a relação da meditação com o autoconhecimento? No decorrer da vida, de acordo com nossas experiências, criamos traumas, medos, inseguranças, crises de ansiedade e outras emoções que vão ficando cada vez mais complexas.
A meditação, de forma consciente ou inconsciente, pode liberar o estresse, trazer sensação de conforto e estabilidade que todxs buscam. Meditação é trazer a resiliência para dentro de si, sabendo enfrentar os obstáculos da vida e lidando com esses altos e baixos da vida.
Visagismo
Já ouviu falar no visagismo? Essa ferramenta de autoconhecimento não é necessariamente um corte de cabelo, mas está relacionada com a criação da personalidade da pessoa, de acordo com suas características físicas: formato do rosto, cor dos olhos, peso, altura.
A partir de algumas técnicas, é possível revelar as qualidades da pessoa, descobrindo a cor do hair ideal para determinado tom de pele, algum corte específico para o formato de cada rostinho e outros recursos estéticos.
O visagismo se torna uma ótima ferramenta para que você, primeiramente, se reconheça e depois você diga seus objetivos em relação a sua imagem. A partir disso, essa técnica irá traçar sua identidade e buscar tudo aquilo que é possível com os atributos da sua essência.
O segredo do visagismo é encontrar quem você é. Ao procurar um visagista, tenha em mente o que deseja expressar por meio do corte de cabelo ou penteado, mantendo sempre sua essência.
Yoga
Você sabia que a yoga é uma ferramenta de autoconhecimento tão poderosa que consegue atuar nos aspectos físicos, psíquicos e energéticos do ser humano? É preciso ter disposição para encarar as auto-sabotagens e tudo aquilo que a gente não quer ver. Mas pode ter certeza que o resultado será super positivo.
Mais do que movimentar o corpo e melhorar a postura, o Yoga harmoniza o corpo com a mente e as técnicas de respiração. A Pranayama é uma das técnicas tradicionais do Yoga, que tem o objetivo de realmente controlar a respiração, o que auxilia a trazer mais oxigenação ao cérebro.
Para os praticantes de yoga, o alívio do estresse fica evidente nas primeiras aulas, com a série de exercícios de respiração. Com essa ferramenta de autoconhecimento, você também cria o seu ritmo, entende seus limites e começa a se aceitar mais. Além disso, também reforça a memória, melhora a concentração e fortalece a musculatura.