ORGULHO LGBTQIA+ ?

ORGULHO LGBTQIA+ ?

Celebração, luta e um momento de reflexão

Hoje, dia 25 de Março, é o dia Nacional do Orgulho Gay!
O que a Ui! ainda não entendeu é por que não incluir nessa data toda a sigla LGBTQIA+? A comunidade Gay representa apenas uma letra de toda essa sigla, mas leva todo o crédito de se orgulhar nessa data.

Propomos aqui nesse post blog uma conversa sobre isso e uma breve explicação sobre o que significam todas essas letras (que a cada ano só fica maior, né?)


A comunidade LGBTQIA+ pode se orgulhar o ano todo, mas a data comemorativa é necessária para dar visibilidade a esse grupo e abrir espaço para conversarmos sobre isso.

O respeito à diversidade deveria vir da educação de dentro de casa, mas como nem sempre essa realidade é possível, o trabalho para a inclusão é diário e a empatia e o respeito devem prevalecer pra toda a vida!

Precisamos ter esse dia nacional comemorativo do Orgulho LGBTQIA+ pra nos voltarmos para uma situação urgente no Brasil: nosso país é um dos que mais pratica violência contra pessoas homossexuais no mundo! Segundo dados, a cada 28 horas uma pessoa homossexual é morta violentamente. É uma realidade que precisamos mudar, precisamos de políticas afirmativas que protejam este grupo.

Formando cerca de 10% da nossa população brasileira, a comunidade LGBTQIA+ hoje possui cerca de 20 milhões de pessoas. Conforme os anos foram se passando, a sigla, que antes era conhecida como GLS, GLBT, LGBT, foi tomando novas formas, para dar visibilidade não só para GAYS E LÉSBICA, mas também todas as outras identidades de gêneros.

A primeira sigla teve origem na década de 70, e desde então passamos por atualizações constantes. Muitos se perguntam o porquê de tantas letras na sigla, mas se estamos numa busca diária por inclusão é necessário mostrar.

O importante é entender que a inclusão de todos os grupos é o primeiro passo em busca da visibilidade para a existência.

Apesar de ser claro o significado das letras entre especialistas e ativistas da comunidade, para os leigos, é importante saber o que cada letrinha dessa significa:

◊ Lésbicas: Mulheres que sentem atração afetivo/ sexual pelo mesmo gênero.

Gays: Homens que sentem atração afetivo/ sexual pelo mesmo gênero. Ou num sentido mais amplo também é válido: pessoas que se sentem afetivo/ sexual pelo mesmo gênero.

Bissexual: Homens e ou mulheres que se sentem atraídos afetivamente e/ou sexualmente pelos gêneros masculinos ou femininos.

Transexuais ou transgêneros: Pessoas que se identificam com outro gênero que não aquele atribuído no nascimento, inclusive dentro do aspecto não binário. Trata-se de um conceito de gênero e não a orientação sexual/ afetiva.

Queer: Pessoas que se auto identificam como gênero queer transitam entre os gêneros feminino e masculino ou em outro(s) gênero(s) no(s) qual(is) o binarismo não se aplica. Este termo tem como referência a Teoria Queer, que afirma que orientação sexual e identidade de gênero são o resultado de uma construção social e não de uma funcionalidade biológica.

Intersexo: Pessoas cujo desenvolvimento sexual corporal – expressado em hormônios, genitais, cromossomos, e/ ou outras característica biológica – não se encaixa na norma binária.

Assexual: Pessoas que não sentem atração afetiva e ou sexual por outras pessoas, independentemente do gênero

Mais: Abriga todas as diversas possibilidades de orientação sexual e/ou de identidade de gênero que existam.

Você já sabia do significado de todas as letras da sigla LGBTQIA+? Acha importante abrirmos discussões para falar sobre isso? Comenta aqui sua opinião!


Ah, e em 2017, fizemos um blog onde falamos um pouco sobre algumas curiosidades sobre o Dia Nacional do Orgulho Gay, vale a pena ler e ver como algumas coisas mudaram!

Mas aqui na Ui! acreditamos que o respeito e a empatia devem prevalecer sempre e acima de tudo ?

You may also like

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.