COVID-19

COVID-19

Cuidados individuais e coletivos

Parece o fim do mundo, mas podemos lidar com isso juntos e passar por essa fase difícil com respeito, empatia e solidariedade.

Por isso, elencamos algumas práticas para se ter o cuidado de como prevenir o contágio, de como cuidar da nossa saúde mental e como conseguir pensar no coletivo, porque todos estamos passando pela mesma situação.

1. Mantenha a calma:
Lembre-se que a sua saúde emocional reflete na sua saúde física.
Procure criar (ou manter) hábitos saudáveis:
Se alimente de maneira saudável (de preferencia, faça sua própria comida), tenha a sua rotina de atividade física (em ambientes abertos), faça meditação e beba bastante água.

2. Evite aglomerações:
E se não der, tome os devidos cuidados de deixar os ambientes bem ventilados (janelas sempre abertas), tente manter distância de pessoas de pelo menos 1 metro nos lugares públicos e evite tocar o rosto.

3. Realize todas as práticas de cuidados com a higiene e evite contato físico:
Lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, cobrir com o braço (e não com as mãos) nariz e boca ao tossir ou espirrar e evitar apertos de mão e beijos são algumas práticas simples que podem ajudar muito o não contágio. O óculos também ajuda a proteger os olhos. Mas sem pânico, ok? 🙂

4. Acompanhe as notícias para ficar antenado ao que está acontecendo:
Mas desintoxicação virtual também faz bem! Aproveite para se desconectar, ler um livro, assistir sua série preferida, conversar com as pessoas que estão dentro da sua casa. Não se isole afetivamente, as redes sociais podem servir como apoio e companhia dos amigos virtualmente.

5. Organize sua vida financeira:
É uma boa época para pensar no que realmente vale a pena investir sua energia e seu dinheiro. Pense em como reduzir gastos supérfluos e saiba aonde investir o seu dinheiro. Estudar finanças pode se tornar o seu novo passatempo, que tal?

6. Seja gentil, é uma situação difícil para todes:
Se você está saudável (físico e emocionalmente), ajude como puder. Não há necessidade de mais pessoas disseminando ódio e desespero, podemos pensar em maneiras criativas de nos ajudar, sem nos prejudicar. Se está difícil para você, saiba que está para todes.

7. Fique atento aos sintomas:
Em caso de suspeita, utilize o aplicativo “Corona Vírus – SUS” antes de ir ao hospital.

8. Peça ajuda se precisar:
Se você perceber que está extremamente sobrecarregado, ansioso, depressivo ou pensando em se machucar, procure seu médico, psicólogo ou familiar, ou ligue para o 188, o CVV – Centro de Valorização da Vida.

9. Não podemos nos esquecer de prevenir também contra a Dengue e o Sarampo:
Tome a vacina do sarampo e carregue o repelente sempre com você.

APLICATIVO CORONAVÍRUS – SUS

Google play

Apple Store

You may also like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.