Uma das formas de praticar o consumo responsável é comprar em brechós. Essa também é uma ótima forma de unir estilo e economia. Mas, antes de sair por aí, você precisa ter em mente qual é o item que precisa. Essa informação ajuda a direcionar a procura e impede que você compre roupas por impulso.
A melhor época do ano para comprar em brechó é no mês de dezembro. O final de ano marca as famosas “limpezas no guarda-roupa”, que devem dar lugar aos novos itens e, por isso, o movimento de trocas em brechós aumenta bastante.
1 – Conheça o lugar
Antes de sair da sua casa para comprar em brechós, procure informações sobre os estabelecimentos. Peça recomendações, busque no mapa e em grupos para descobrir quais são os melhores brechós da cidade que você mora. Pesquisar por brechós durante as viagens também é uma forma de fazer um bom garimpo de roupas e acessórios.
2 – Tenha paciência
Para encontrar uma peça boa, tenha paciência. O mais divertido de comprar em brechó é passar por todas as araras. Analise com calma e calcule quais reparos a peça pede e o quanto você quer ela. Vale a pena levar com furo ou de um tamanho maior? A roupa é linda e o tecido é ótimo? Coloque tudo na balança.
3 – Provadores
Infelizmente alguns brechós não têm provadores, o que dificulta na hora compra.
Para não errar, vá com leggings e com um top por baixo da blusa. Dessa forma, você poderá experimentar a peça por cima sem precisar de um provador. Outra maneira de acertar no tamanho é levar uma peça sua para medir.
4 – Peças e acessórios retrô
Se você gosta de roupas retrô, comprar em brechó vai mudar a sua vida. Por um ótimo preço você encontra itens que tenham a ver com seu estilo. Se esse é o seu caso, garimpar peças em brechós vai ser sua atividade favorita!
– Foto por Shanna Camilleri (Unsplash).