Nos últimos anos, a música brasileira tem vivido um momento privilegiado e intenso em variedade, qualidade e diversidades de estilos. Como aqui na Ui! Gafas, a força do estilo próprio e a liberdade criativa marcam a produção de vários artistas da música brasileira contemporânea.
Para começar, selecionamos 5 artistas que, se você ainda não conhece, precisa conhecer. Vem com a gente descobrir os destaques da música brasileira!
1. Jaloo
Jaloo é o nome artístico do cantor, compositor e DJ paraense Jaime Melo. Conhecido por suas participações em festivais independentes e pelos covers e remixes, lançou, em 2014, o EP “Insight”, com fortes influências da música pop, do tecnobrega e da música eletrônica.
Em 2016, lançou o álbum #1, incluindo os sucessos “Chuva”, “Ah! Dor”, “Last Dance” e outras nove músicas. O estilo musical que marca o disco é um híbrido de indie, pop, tecnobrega e eletrônico com características marcantes da percussão brasileira.
Clipe de “Chuva”, de Jaloo. A performance foi realizada em Campos de Jordão – SP.
2. Ava Rocha
Ava Rocha é cantora e artista multidisciplinar. Já lançou dois álbuns, “Diurno”, junto com Daniel Castanheira, Emiliano Sette e Nana Carneiro, que reúne músicas inéditas e releituras; e, o segundo, “Ava Patrya Yndia Yracema”, o primeiro disco solo da cantora lançado em 2015, pela Circus Produções.
“Você não vai passar” – Ava Rocha
3. Liniker
Vocalista da banda “Liniker e os Caramelows” e compositora, Liniker canta principalmente black music e soul. O jeito livre de se vestir também é uma marca da artista, que é considerada uma dos mais talentosas da música brasileira.
O vídeo de “Zero”, publicado no YouTube em outubro de 2015, foi sucesso total. Depois dele vieram o ep “Cru”, com três faixas, e o primeiro disco, “Remonta”, lançado no final do ano passado, com músicas inéditas repletas de emoção e brasilidades.
Zero – Liniker
4. Johnny Hooker
Além de ser cantor e compositor, Johnny Hooker é roteirista e ator. Conhecido por “Alma Sebosa”, que fez sucesso na novela Geração Brasil (inclusive, ele atuou nessa novela no papel do músico Thales) e por “Volta”, que compõe a trilha sonora do filme Tatuagem (Hilton Lacerda, 2013).
“Eu Vou Fazer uma Macumba pra Te Amarrar, Maldito!” foi o seu primeiro disco solo, com 11 faixas, incluindo Amor Marginal, Segunda Chance, Chega de Lágrimas, entre outros sucessos.
Volta – Johnny Hooker com Irhandir Santos
5. Alice Caymmi
Cantora e compositora, Alice Caymmi lançou “Rainha dos Raios” em 2015, marcando a música popular brasileira com referências eletrônicas e experimentais. Esse disco inclui composições próprias e releituras de Maysa, Caetano Veloso, e Gilberto Gil.
“Louca” – Alice Caymmi