Saindo da casa dos pais: 7 dicas de como morar sozinha/o

como-morar-sozinho

Seja para estudar ou trabalhar, todas as pessoas passam pelo momento que querem – ou precisam – morar sozinhas. Ficar na casa dos pais é confortável: comidinha da mãe, bem menos boletos para pagar e mais dinheiro para os rolês. Mas isso não pode durar para sempre, né?

Você decidiu que tá na hora de sair debaixo das asas de seus pais, mas ainda não sabe como? Relaxa que a gente separou umas dicas para você!

1.  Saiba o quanto você ganha…

como morar sozinho 01

Quando a gente mora na casa dos pais, sobra mais dinheiro. Além disso, por não precisar planejar os gastos da mesma maneira de quem mora só, as coisas podem ficar um pouco confusas.

Por isso, pode ser que você não saiba exatamente o quanto ganha e gasta. A dica para descobrir realmente o quanto ganha é somar TUDO que te dá dinheiro. Por exemplo, se você tem um trabalho fixo, some seu salário líquido – e não bruto – com vales alimentação e transporte.

Se você tem algum bico ou recebe grana dos pais, coloque na conta também. É importante somar cada centavo que você recebe todo mês para poder planejar seus gastos.

2. … e o quanto você gasta

como morar sozinho 02

Nós iremos dar dicas e ajudar em algumas coisas aqui e ali, mas a grande maioria do que você ganha fica para você decidir. É mais fácil dar rolês, comprar mimos e até viajar quando não precisamos pagar aluguel, conta de luz, etc.

Primeiramente, saiba para onde vai o seu dinheiro. Aplicativos como o GuiaBolso e Wally  vão te ajudar a entender com o que você mais gasta – bares, compras, mercado, e por aí vai. Essas informações ajudam a descobrir em que áreas você deve economizar.

Ah, e lembra de guardar uma grana para a hora da mudança. Além das novas contas mensais, você vai terá uma série de gastos no momento da mudança que devem ser considerados, como frete e taxa de mudança. Tem um amigo motorizado que pode ajudar a levar suas coisas? Este é o momento de chamar ele para dar uma mãozinha!

3. Mobiliado, semi mobiliado ou vazio?

Ao procurar pelo cantinho perfeito, você vai se deparar basicamente com três opções: lugares com mobília, semi mobiliados ou vazios. Os mobiliados já vêm quase completo, precisando apenas de itens não essenciais ou aquela decoração que é a sua cara.

A maioria dos semi mobiliados contam com cozinha, banheiro e/ou quarto pronto. Já os vazios, bem, são vazios.

Os imóveis mobiliados são mais vantajosos, principalmente, para quem quer se mudar logo. Além disso, quem não possui móveis e eletrodomésticos mais caros, como geladeira e sofá, pode se interessar por esse tipo de lugar. Sem contar que você não vai se preocupar com tamanhos e medidas de armários e guarda-roupas, já que vem tudo pronto.

Ao mesmo tempo, esse tipo de locação pode pesar consideravelmente no seu bolso. Se você pretende ficar no novo cafofo por bastante tempo, vale a pena economizar durante um período, comprar o que precisa e só depois se mudar. Outra dica que pode valer muito a pena é procurar móveis e eletrodomésticos usados, desde que estejam em bom estado.

Os semi mobiliados estão no meio do caminho. É uma mão na roda para quem não pode gastar muito dinheiro e quer economizar com móveis de cozinha e quarto, mas consegue mobiliar outros ambientes.

Tudo vai depender das suas necessidades. Escolha a melhor opção de acordo com o que você precisa no momento.

4. Tenha dinheiro guardado

A gente nunca sabe quando um imprevisto vai aparecer e gerar gastos. Problemas domésticos e de saúde precisam de solução imediata, então é preciso ter uma reservinha de dinheiro.

Assim que receber seu pagamento, já guarde uma parte. A forma mais prática de fazer essa reserva é colocar a grana em uma poupança.

5. Aprenda – ou aperfeiçoe – como se virar

como morar sozinho 03

Em dias de preguiça, nada parece mais convidativo que pedir delivery. Contratar diarista é bem mais fácil do que limpar a casa, e chamar um técnico para resolver cada probleminha é prático. Mas cuidado: esses gastos pesam no orçamento e você pode evitá-los facilmente.

Você já deve ajudar a fazer alguma coisa em casa, mas sempre tem lugar para melhorar. Peça ajuda dos seus pais para ensinar o que ainda não sabe. Você pode aprender como trocar um chuveiro ou até a cozinhar comidinhas práticas para o dia a dia.

Melhorar suas habilidades na cozinha, limpeza e manutenção vai te fazer economizar uma boa grana no fim do mês. Sem contar que nada melhor do que a sensação de trabalho cumprido!

6. Troque uma ideia com quem já mora sozinha/o

Tudo pode estar bonito no papel, mas na prática é diferente. Converse com seus amigues que já moram sozinho há um tempo para saber o quanto eles gastam, como se planejam e como é, realmente, essa realidade.

A dica é procurar por aqueles amigos com um estilo de vida parecido com o seu. Fale com quem tem rendimentos parecidos com os seus, esteja em uma época similar ou more em lugares em que você se imagina vivendo.

7. Deixe o lugar com a sua cara

A saudade da casa dos pais vai bater, uma hora ou outra. Mesmo assim, faça o possível para decorar seu canto de um jeito que te faça sentir-se em casa.

Se você vai morar de aluguel, vai ter algumas restrições. Porém, quadros, fotos e plantas já são um começo. Aproveite a decoração que tem no quarto da casa de seus pais.

Acima de tudo, curta bastante essa nova fase! Os perrengues fazem parte, mas a mistura perfeita de liberdade e responsabilidade vai deixar a sua experiência ainda melhor!

You may also like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.