Cinema Nacional: Conheça o Festival de Brasília!

Cinema Nacional: Conheça o Festival de Brasília!

Que você já é fã da sétima arte, a gente já sabe! Agora queremos saber: você já conhece o festival de Brasília? Se não conhece ainda, continua lendo aqui!

Oficialmente chamado de Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, esse bonitão é um festival sediado no Cine Brasília, que é super histórico e o mais antigo do país!

A história dele é muito legal: ele surgiu por iniciativa do um super professor de cinema Paulo Emílio Sales Gomes, da UnB (Universidade de Brasília)!

Foi lá em 1965, e desde então é promovido todos os anos pelo governo do Distrito Federal, com a exceção de ter sido barrado em 1972, 1973 e 1974, por conta da censura do Regime Militar L Tempos difíceis, mas o festival é demais né?

Nas duas primeiras edições, chamaram ele de Semana do Cinema Brasileiro. Você deve estar se perguntando agora: mas o que é que ele tem de diferente dos outros festivais?

Tcharam: os filmes escolhidos (tanto de longa ou curta metragem) devem ser INÉEEEDITOS e de preferência não terem sido premiados em qualquer outro festival nacional <3 Chance pra todos que chama né?

O principal prêmio desse festival bapho é o Troféu Candango, uma homenagem aos brasilienses! Também tem o troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Prêmio Canal Brasil de Incentivo ao Curta-Metragem, o Prêmio Exibição TV Brasil, o Prêmio Abraccine, o Prêmio ABCV e o Prêmio Saruê, além de ter também uma premiação em Money $$

Além de todo esse incentivo sensacionê, o Festival de Brasília também é a favor das diferenças, prega o amor acima de tudo e o respeito independente de cor, identidade de gênero ou classe, e é isso que a gente quer <3

Quer saber mais sobre o cinema? Fica ligado nas nossas redes sociais e na lujinha também…

Até a próxima, beijos de luz em todxs!

Ah, e se você ainda não conheceu nossos lançamentos cinematográficos, clica aqui!

You may also like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.