5 sinais que você precisa usar óculos

5 sinais que você precisa usar óculos

Dores de cabeça, desconforto nos olhos, necessidade de se aproximar ou se afastar de objetos para enxergar podem ser sinais de que é preciso usar óculos. De acordo com o IBGE, cerca 35 milhões de pessoas – 19% da população – têm algum tipo de deficiência visual. Abaixo listamos 5 sinais que indicam a necessidade do uso de óculos, não se preocupe se você se identificar com algum, a Ui! está aqui para te ajudar a ter mais saúde ocular.

 

1. Precisar se aproximar ou se afastar de objetos para enxergar;

Você precisa ficar com o rosto colado na TV para enxergar? Ou colocar o livro muito perto para conseguir ler? Estes são sinais de miopia. Míopes veem objetos de perto com clareza, mas embaçados à distância. Para saber se você tem miopia faça alguns testes para conferir se há qualquer barreira para enxergar determinados itens. Tentar descrever objetos que estão distantes ou ler elementos que estão a mais de um metro de distância, por exemplo, é uma forma de identificar se há um problema.

Por outro lado, afastar os objetos também é sinal de problema. Este gesto pode indicar hipermetropia, que é a dificuldade em enxergar perto, dificultando a leitura de um livro, enxergar a tela do celular, ler a legenda de um filme na televisão, ou mesmo, se você enxerga bem o caminho e pontos mais distantes, mas tem dificuldades para ver as informações no painel do carro. 

2. Dores de cabeça

Dores de cabeça na testa ou atrás dos olhos podem ser sinal de que você está precisando de um óculos com lentes corretivas, pois quando os olhos são forçados demais para focar acabam sobrecarregando a musculatura do rosto, obrigando-a a trabalhar mais.

A boa notícia é: um óculos perfeitamente adequado com lentes corretivas individualmente adaptadas ao usuário pode corrigir a miopia ou a hipermetropia com resultados ideais. E você encontra diversos modelinhos de armações e lentes ideais para você no nosso site.

5 sinais que você precisa usar óculos 5 sinais que você precisa usar óculos5 sinais que você precisa usar óculos

3. Vista cansada

Conhecido popularmente como vista cansada, o problema tem o nome de presbiopia. Um dos sinais de que você tem essa comorbidade são dores nos olhos ou olhos cansados, mesmo que você não tenha mudado seus hábitos cotidianos. A visão pode ficar cansada enquanto você lê, dirige, escreve ou fica no celular. Uma das alternativas para atenuar essa situação é mudar a luz e dar pausas e se a fadiga continuar, é importante procurar um médico. Esse problema pode ser corrigido com óculos e lentes que possuam o tratamento de filtro luz azul, por exemplo.

 

4. Visão embaçada

Ter uma visão embaçada ou nebulosa pode ser sinal de que você tem astigmatismo. Com esse problema, as luzes incidem no fundo do olho de formas diferentes, por isso pessoas com astigmatismo podem ter uma sensibilidade aumentada com a presença da luminosidade. Ao contrário da miopia que causa dificuldade para enxergar objetos de longe e a hipermetropia que causa dificuldade para perto, o astigmatismo pode causar distorção para ambas distâncias.

5.Apertar os olhos para enxergar melhor ou ler

Conhece a sensação de não enxergar algo e semicerrar os olhos para ler? Pode ter acontecido lendo a legenda de um filme ou vendo placas de trânsito. Quando apertamos os olhos, nossa visão melhora devido ao efeito chamado fenda estenopeica, o que acontece é que diminuímos a abertura para a entrada de luz e, consequentemente, as aberrações ópticas e a nitidez é aumentada. 

 

______________________

 

É fundamental procurar um médico oftalmologista uma vez ao ano para sanar suas dúvidas e evitar problemas maiores. Somente o especialista conseguirá definir se o embaçamento ou qualquer outro problema de visão ocorrem por conta da necessidade de lentes corretivas, o que acontece na maioria dos casos, ou se é devido a alguma outra condição. Aproveite para passar na nossa lujinha para conhecer oclitos incríveis para o seu rosto.

You may also like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.