Inspire-se: 5 museus brasileiros para conhecer

museus brasileiros

O Brasil é um país com riquezas culturais proporcionais a sua extensão territorial. Além do que é criado e circula nos museus brasileiros, o nosso país também recebe várias exposições de artistas desse mundão! ?

Se você vai viajar neste mês ou já está pensando nas férias de final de ano, inclua a visita a algum equipamento cultural na sua lista. Os museus brasileiros, galerias e centros de arte e cultura costumam ter exposições temporárias e outras que compõem o acervo fixo. Gosta de unir viagem e arte? Então vem conferir a nossa lista!

1 – Cais do Sertão (PE)

O Cais é um complexo cultural super recente de Recife. Ele foi inaugurado em 2014 para celebrar a cultura sertaneja e a vida de Luiz Gonzaga, um dos artistas mais queridos desse Brasil! ?

Esse lugar encantador reúne várias linguagens artísticas. A exposição “O Mundo do Sertão” mostra a vida no sertão, com vestuários, objetos de casas sertanejas, projeções em vídeo (recomendamos “A Feira”, de Kleber Mendonça Filho, que usa 14 telas) e instalações interativas. A melhor parte do percurso do Cais é o rio que atravessa os territórios da exposição.

A entrada é gratuita nas quintas. Para ver os horários e valor dos ingressos, clique aqui.

2 – Pinacoteca (SP)

Localizada na cidade de São Paulo, a Pinacoteca possui um acervo riquíssimo das artes visuais brasileiras. Além de ser o espaço cultural mais antigo da capital (e talvez um dos museus brasileiros mais conhecidos), a Pina tem exposições de longa duração que são super interessantes, como a Galeria Tátil de Esculturas Brasileiras e a “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo”, com pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias do período colonial.

A beleza arquitetônica do prédio também é uma visita a parte! Dica extra: depois de visitar a Pinacoteca, reserve um tempinho para conhecer a Estação da Luz, que fica em frente.

Gostou? Planeje a sua viagem e seu tour pela Pinacoteca ouvindo as playlists criadas no Spotify!

3 – Museu de Arte do Rio (RJ)

O Rio de Janeiro continua lindo. E com o MAR, inaugurado em 2013 na Praça Mauá da capital, ficou ainda melhor! O museu apresenta exposições contemporâneas e históricas sobre a cidade. “Tarsila e Mulheres Modernas no Rio” e “Evandro Teixeira: a constituição do mundo”, que estiveram no espaço em 2015, marcaram a qualidade da curadoria do espaço.

Para ver a programação atual e as próximas exposições do MAR, clique aqui.

4 – Museu das Minas e do Metal (MG)

Se você quer se surpreender e gosta de ciências, visite o Museu das Minas e do Metal. Esse equipamento cultural está localizado no Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O foco da curadoria está em apresentar aspectos da mineração e metalurgia de Minas Gerais. Lá você vai descobrir coisas incríveis sobre rochas e minérios e um pouco mais sobre os artistas mineiros, como o cantor Milton Nascimento e o escritor Guimarães Rosa.

Saiba mais sobre o Museu das Minas e do Metal clicando aqui.

5 – MON (PR)

O Museu Oscar Niemeyer fica em Curitiba, a capital do Paraná. Construído pelo arquiteto que dá nome ao espaço, o “museu do olho”, como é já conhecido, possui exposições permanentes e temporárias. Até meados de agosto, ficam em cartaz as exposições “Circonjecturas”, do artista paranaense Rafael Silveira,“A vastidão dos mapas” e “Na oração, que desaterra… a terra”, ambas com curadoria de Agnaldo Farias.

O MON fica no Centro Cívico de Curitiba e abre de terça a domingo, das 10 às 18 horas. A meia-entrada custa R$8,00 e a inteira R$16,00.

destinos culturais brasileiros

You may also like

2 Comentários

  1. Adorei as indicações! São lugares realmente incríveis, infelizmente conheço apenas o museu do MON, mas com absoluta certeza já adicioneis os outros na listinha de lugares para visitar. É sempre bom conhecer um pouco mais da arte do nosso país e também da história, uma programação perfeita para fazer em família ou uma tarde com amigos. Lembro dos tempos de escola quando os professores organizavam excursões para alimentar nosso conhecimento cultural. Valeu pelas dicas 🙂

    1. Yassssss, nosso Brasil é tão vasto que as vezes só os pontos turísticos mais famosos são visitados e conhecidos. Temos muuuuuita coisa neste país maravilindooooo, bora explorar ?✈

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.