Inspire-se: 5 museus brasileiros para conhecer

museus brasileiros

O Brasil é um país com riquezas culturais proporcionais a sua extensão territorial. Além do que é criado e circula nos museus brasileiros, o nosso país também recebe várias exposições de artistas desse mundão! ?

Se você vai viajar neste mês ou já está pensando nas férias de final de ano, inclua a visita a algum equipamento cultural na sua lista. Os museus brasileiros, galerias e centros de arte e cultura costumam ter exposições temporárias e outras que compõem o acervo fixo. Gosta de unir viagem e arte? Então vem conferir a nossa lista!

1 – Cais do Sertão (PE)

O Cais é um complexo cultural super recente de Recife. Ele foi inaugurado em 2014 para celebrar a cultura sertaneja e a vida de Luiz Gonzaga, um dos artistas mais queridos desse Brasil! ?

Esse lugar encantador reúne várias linguagens artísticas. A exposição “O Mundo do Sertão” mostra a vida no sertão, com vestuários, objetos de casas sertanejas, projeções em vídeo (recomendamos “A Feira”, de Kleber Mendonça Filho, que usa 14 telas) e instalações interativas. A melhor parte do percurso do Cais é o rio que atravessa os territórios da exposição.

A entrada é gratuita nas quintas. Para ver os horários e valor dos ingressos, clique aqui.

2 – Pinacoteca (SP)

Localizada na cidade de São Paulo, a Pinacoteca possui um acervo riquíssimo das artes visuais brasileiras. Além de ser o espaço cultural mais antigo da capital (e talvez um dos museus brasileiros mais conhecidos), a Pina tem exposições de longa duração que são super interessantes, como a Galeria Tátil de Esculturas Brasileiras e a “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo”, com pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias do período colonial.

A beleza arquitetônica do prédio também é uma visita a parte! Dica extra: depois de visitar a Pinacoteca, reserve um tempinho para conhecer a Estação da Luz, que fica em frente.

Gostou? Planeje a sua viagem e seu tour pela Pinacoteca ouvindo as playlists criadas no Spotify!

3 – Museu de Arte do Rio (RJ)

O Rio de Janeiro continua lindo. E com o MAR, inaugurado em 2013 na Praça Mauá da capital, ficou ainda melhor! O museu apresenta exposições contemporâneas e históricas sobre a cidade. “Tarsila e Mulheres Modernas no Rio” e “Evandro Teixeira: a constituição do mundo”, que estiveram no espaço em 2015, marcaram a qualidade da curadoria do espaço.

Para ver a programação atual e as próximas exposições do MAR, clique aqui.

4 – Museu das Minas e do Metal (MG)

Se você quer se surpreender e gosta de ciências, visite o Museu das Minas e do Metal. Esse equipamento cultural está localizado no Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O foco da curadoria está em apresentar aspectos da mineração e metalurgia de Minas Gerais. Lá você vai descobrir coisas incríveis sobre rochas e minérios e um pouco mais sobre os artistas mineiros, como o cantor Milton Nascimento e o escritor Guimarães Rosa.

Saiba mais sobre o Museu das Minas e do Metal clicando aqui.

5 – MON (PR)

O Museu Oscar Niemeyer fica em Curitiba, a capital do Paraná. Construído pelo arquiteto que dá nome ao espaço, o “museu do olho”, como é já conhecido, possui exposições permanentes e temporárias. Até meados de agosto, ficam em cartaz as exposições “Circonjecturas”, do artista paranaense Rafael Silveira,“A vastidão dos mapas” e “Na oração, que desaterra… a terra”, ambas com curadoria de Agnaldo Farias.

O MON fica no Centro Cívico de Curitiba e abre de terça a domingo, das 10 às 18 horas. A meia-entrada custa R$8,00 e a inteira R$16,00.

destinos culturais brasileiros

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.