EU TENHO ASTIGMATISMO?

O feitiço virou contra o feiticeiro! Eu, Marcelo, há 8 anos liderando e gerenciando uma empresa ótica, descobri muuito tardiamente (depois dos 30) que tenho problema de visão!

~ Momento reflexão aqui ~

Eu acredito que existem pelo menos 2 tipos de ignorância. Primeira, a que você sabe que não sabe, por exemplo, como funciona a bolsa de valores: é uma coisa que eu não sei como funciona, mas que sei que existe. E existem também as coisas que a gente não sabe que não sabe. Está fora do nosso “radar” e não alcançamos nem a ideia de um conhecimento. 

Te confundi? 

Espera! Vou contextualizar explicando a minha história. 

  • Minha história

Eu nunca imaginei que teria algum problema de visão. Apesar de sempre ter sido aquela criança que via os amiguinhos usando óculos e também queria usar, sabe?

  • Você também era assim? 

Aos 18 anos, para tirar carteira de motorista, fiz novamente o exame de vista e sempre indicando que estava tudo certo, e assim foram até a última renovação (depois dos 30), quando o médico do exame me aconselhou a procurar um oftalmologista, apesar de eu ter clareza na visão.

Eu acreditava que tinha uma boa visão, mas a leitura prolongada ou ficar muito no computador estava me cansando, era um sensação de “gastura”, uma espécie de enjoo. Isso já acontecia a alguns anos e então achei que era hora de realmente ir em uma oftalmologista. Quando fui me consultar (com uma amiga minha oftalmo) descobri que tinha 1,50 graus no olho direito e 0,50 no olho esquerdo!

Eu tenho astigmatismo? Aquilo foi algo inesperado!

Astigmatismo é um tipo de problema diferente de Miopia ou Hipermetropia. 

  • Na Miopia você enxerga embaçado de longe. 
  • Na hipermetropia você enxerga embaçado de perto. 
  • O Astigmatismo você enxerga embaralhado, como se fossem imagens duplas, tanto de perto quanto de longe. 

Às vezes as pessoas podem ter miopia ou hipermetropia e também o astigmatismo. No meu caso tenho apenas astigmatismo, mas que não percebia essa dificuldade na visão, mesmo causando transtornos que eu nem sabia que estavam ocorrendo.

  • Muitas pessoas não usam óculos e nem sabem que precisam. 

Às vezes simples dores de cabeça podem ser sintomas. 

No meu caso, parecia que meu olho tentava se adaptar ao problema, causando uma tensão e essa sensação de fadiga. Eu conseguia ver o suficiente para não perceber que eu tinha algum problema. 

Tanto é que, quando eu comecei a usar óculos, minha vista não estava acostumada e foi difícil nos primeiros dias. É chamado de tempo de adaptação, e pode levar até duas semanas. 

Quando eu comecei a utilizar os óculos meu olho estava acostumado a ver sem eles e “compensar” o problema, então parecia que enxergava até pior.

Parece que aos poucos eu comecei a “relaxar” a visão e meus olhos foram se adaptando as lentes e a ver com mais clareza e menos tensão. Agora consigo ler livros e passar horas trabalhando no computador sem sentir mal estar. 

Porém, depois que me adaptei as lentes, quando eu tiro os óculos enxergo muito mais embaralhado do que antes de começar a usar óculos. Agora não vivo sem ele, principalmente para leitura, ver filme, trabalhar. Virou item essencial e um grande parceiro que me ajuda em coisas que gosto e preciso fazer, além de achar um ótimo acessório.

~ Agora viajando um pouco, podemos usar essa história como uma parábola de como vemos o mundo:

As vezes enxergamos errado, e nem sabemos que enxergamos errado. Somos convictos que estamos bem e vendo com clareza, mas isso nos causa sofrimento e tensão. Talvez, as vezes, precisemos nos analisar e colocar novas lentes que nos fazem ver as coisas da maneira saudável. Isso nos traz apoio e bem estar.


You may also like

2 Comentários

  1. Obrigaaaada!
    Sempre tento explicar pro oftalmo o que eu tenho e ele não entende, sempre diz que é hipermetropia! Mas é isso, eu enxergo embaralhado de perto também e não embaçado (de longe vejo embaçado mas já uso óculos pra miopia kkk)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.