EU TENHO ASTIGMATISMO?

EU TENHO ASTIGMATISMO?

O feitiço virou contra o feiticeiro! Eu, Marcelo, há 8 anos liderando e gerenciando uma empresa ótica, descobri muuito tardiamente (depois dos 30) que tenho problema de visão!

~ Momento reflexão aqui ~

Eu acredito que existem pelo menos 2 tipos de ignorância. Primeira, a que você sabe que não sabe, por exemplo, como funciona a bolsa de valores: é uma coisa que eu não sei como funciona, mas que sei que existe. E existem também as coisas que a gente não sabe que não sabe. Está fora do nosso “radar” e não alcançamos nem a ideia de um conhecimento. 

Te confundi? 

Espera! Vou contextualizar explicando a minha história. 

  • Minha história

Eu nunca imaginei que teria algum problema de visão. Apesar de sempre ter sido aquela criança que via os amiguinhos usando óculos e também queria usar, sabe?

  • Você também era assim? 

Aos 18 anos, para tirar carteira de motorista, fiz novamente o exame de vista e sempre indicando que estava tudo certo, e assim foram até a última renovação (depois dos 30), quando o médico do exame me aconselhou a procurar um oftalmologista, apesar de eu ter clareza na visão.

Eu acreditava que tinha uma boa visão, mas a leitura prolongada ou ficar muito no computador estava me cansando, era um sensação de “gastura”, uma espécie de enjoo. Isso já acontecia a alguns anos e então achei que era hora de realmente ir em uma oftalmologista. Quando fui me consultar (com uma amiga minha oftalmo) descobri que tinha 1,50 graus no olho direito e 0,50 no olho esquerdo!

Eu tenho astigmatismo? Aquilo foi algo inesperado!

Astigmatismo é um tipo de problema diferente de Miopia ou Hipermetropia. 

  • Na Miopia você enxerga embaçado de longe. 
  • Na hipermetropia você enxerga embaçado de perto. 
  • O Astigmatismo você enxerga embaralhado, como se fossem imagens duplas, tanto de perto quanto de longe. 

Às vezes as pessoas podem ter miopia ou hipermetropia e também o astigmatismo. No meu caso tenho apenas astigmatismo, mas que não percebia essa dificuldade na visão, mesmo causando transtornos que eu nem sabia que estavam ocorrendo.

  • Muitas pessoas não usam óculos e nem sabem que precisam. 

Às vezes simples dores de cabeça podem ser sintomas. 

No meu caso, parecia que meu olho tentava se adaptar ao problema, causando uma tensão e essa sensação de fadiga. Eu conseguia ver o suficiente para não perceber que eu tinha algum problema. 

Tanto é que, quando eu comecei a usar óculos, minha vista não estava acostumada e foi difícil nos primeiros dias. É chamado de tempo de adaptação, e pode levar até duas semanas. 

Quando eu comecei a utilizar os óculos meu olho estava acostumado a ver sem eles e “compensar” o problema, então parecia que enxergava até pior.

Parece que aos poucos eu comecei a “relaxar” a visão e meus olhos foram se adaptando as lentes e a ver com mais clareza e menos tensão. Agora consigo ler livros e passar horas trabalhando no computador sem sentir mal estar. 

Porém, depois que me adaptei as lentes, quando eu tiro os óculos enxergo muito mais embaralhado do que antes de começar a usar óculos. Agora não vivo sem ele, principalmente para leitura, ver filme, trabalhar. Virou item essencial e um grande parceiro que me ajuda em coisas que gosto e preciso fazer, além de achar um ótimo acessório.

~ Agora viajando um pouco, podemos usar essa história como uma parábola de como vemos o mundo:

As vezes enxergamos errado, e nem sabemos que enxergamos errado. Somos convictos que estamos bem e vendo com clareza, mas isso nos causa sofrimento e tensão. Talvez, as vezes, precisemos nos analisar e colocar novas lentes que nos fazem ver as coisas da maneira saudável. Isso nos traz apoio e bem estar.

 

You may also like

6 Comentários

  1. Obrigaaaada!
    Sempre tento explicar pro oftalmo o que eu tenho e ele não entende, sempre diz que é hipermetropia! Mas é isso, eu enxergo embaralhado de perto também e não embaçado (de longe vejo embaçado mas já uso óculos pra miopia kkk)

  2. Eu fiz o exame de vista “de brincadeira” e acabou dando 0,50 de astigmatismo nos dois olhos. Quando a oftalmo colocou a lente de teste, parecia que eu tava enxergando em 3D, ficou tudo sem “nuvens”. Sei que o grau é baixo, mas fez muita diferença pra mim. Eu sempre senti os olhos cansados e dores de cabeça, achava que era sono, mas pelo visto era a vista. Agora estou esperando ansiosamente meus óculos chegarem, pois quero enxergar daquele jeito de novo.

  3. Eu tenho pressão alta mais nunca deu pressão nos olhos mais tenho problemas pra usar óculos é a terceira vez que troco de óculos é sinto dor ardência muito forte

  4. Em todas as vezes que fui no oftal sempre receitou os óculos porque diagnosticou astigmatismo no olho esquerdo e miopia no direito mas nunca usei os óculos como deveria porque não consegui me adaptar. Recentemente depois de alguns anos e já com 40 anos de idade fui ao oftal recentemente é tenho 1,50 de astigmatismo no olho esquerdo e 0,75 de miopia no direito e adição mais um por conta da presbiopiae que é vista cansada. Mas ainda não consigo me adaptar ao uso é sinto dificuldade pra enxergar a noite , vista cansada e enjoos e às vezes náuseas. Enfim é uma luta pra mim se acostumar com os óculos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.