Para ler e se inspirar: 3 biografias de grandes mulheres da história

grandes mulheres da história

Quem acompanha a Ui! faz tempo sabe que a gente sempre fala sobre grandes mulheres da história. No último Carnaval, lançamos novos oclitos cheios de personalidade e o nosso ensaio foi inspirado em Frida Kahlo, Dandara, Carmen Miranda, Amelia Earhart, Joan Jett e Yoko Ono ?.

E como a gente adora conhecer mais sobre essas grandes mulheres da história, te convidamos pra curtir algumas referências de leitura com a gente. Vamos? ?

Tarsila do Amaral

Conhecida em todo mundo, Tarsila do Amaral foi uma pintora incrível. Sua arte é marcada principalmente pelas formas geométricas e pelas cores fortes. Ela participou da “Semana de 22” e foi uma expoente do movimento modernista brasileiro.

No livro “Tarsila: sua obra e seu tempo” (Editora 34, 528 páginas), de Aracy Amaral, você pode ler trajetória biográfica de Tarsila e conhecer ilustrações inéditas da artista.

Carmen Miranda

A multiartista Carmen Miranda é uma das grandes mulheres da história do Brasil e do mundo! Com a sua voz, eternizou várias canções de compositores brasileiros e marchinhas que estão na boca do povo até hoje, como “O que é que a baiana tem”, “Mamãe eu quero”, “Tico Tico” e “Me disseram que eu voltei americanizada”.

Carmen Miranda trabalhou no cinema, em programas de TV, no rádio e no teatro. A vida dela inspirou documentários, filmes e muitos livros. O mais completo é “Carmen: uma biografia” (Companhia das Letras, 632 páginas), de Ruy Castro.

Da Urca à Broadway, o livro aborda a vida da artista em detalhes. Além disso, é rico em informações sobre fatos históricos, sociais e políticos nacionais e internacionais. A leitura vale muito a pena!

Frida Kahlo

Ícone da pintura, da cultura mexicana e do movimento feminista, Frida Kahlo também é conhecida no mundo todo. A imagem dela representa a força feminina! Ela é um símbolo de vários movimentos sociais e suas obras circulam pelo mundo em várias mostras de pintura e galerias de arte.

Frida: a biografia (Biblioteca Azul, 624 páginas) foi escrita pela historiadora Hayden Herrera, que também é curadora de arte. O livro apresenta fatos íntimos da vida da pintora e análises profundas de suas obras.

Bônus: o fotógrafo Michel Hoppen fotografou roupas e acessórios da Frida Kahlo. Clique aqui para ver a galeria completa e inspire-se!

Na nossa lujinha você encontra oclitos para compor looks inspirados nessas grandes mulheres da história! É só chegar 😀

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.